Reportagem Publicada No Jornal :O
Estado de São Paulo
Segunda-feira,
23 de Março de 2015.
Tema:
Escolas
Recorrem à Tutoria para ensinar aluno a estudar
Subtema:
Estudo
monitorado ajuda crianças e jovens a organizar tarefas e pesquisas; estudantes
predem até a respeitar a agenda.(P.A 16).
A
proposta é ajudar na organização de tarefas e pesquisas, além de preparar para
os testes. Outro objetivo é dar dicas sobre a melhor forma de fixar cada conteúdo.
Em matemática, praticar com vários exercícios ajuda no aprendizado, por exemplo.
Em geografia, sublinhar trechos do livro e fazer esquemas com os principiais
conceitos são boas estratégias.
No
colégio Santa Maria, no jardim marajoara, zona sul da capital, a tutoria passou
a ser oferecida neste ano, no contraturno,aos alunos do ensino fundamental, do
6º ao 9º ano. "Nesta faixa etária (de 11
a 14 anos), é difícil mostrar o quanto é importante criar um hábito de
estudos”, explica Adriana Tiiziani,coordenadora da escola. Outra vantagem é
afastar os adolescentes das distrações extraclasse. "se eles vão para casa, ligam
o celular ou a TV”, diz ela.
Carlos
Alberto Ohara do 8º ano, já trocou parte das horas de videogame pelos cadernos.
”Eu Sempre fazia a lição de casa, porém não relia a matéria. Não achava que tinha
necessidade", admite ele, de 13 anos. "se relemos, vamos lembrar mais e fica mais
fácil para a prova", diz.
Segundo
a escola, a proposta tem base na neurociência: a estratégia de estudo
define se o conteúdo fica na memória de curto prazo, como na “decoreba”
da véspera do exame, ou de longo prazo. Além da releitura ,há incentivo a tirar
dúvidas com o professor-tutor e discutir com os colegas. Essas aulas são
cobradas à parte, além da mensalidade. O valor depende do número de encontros na
semana.
- Comentários
Como podemos estudar e
entender melhor o que é Política Educacional. Esta reportagem nós mostra de
forma clara que quando temos uma Gestão Democrática aberta para dialogo com a
sociedade podemos fazer cada vez mais. Como este grupo que se reuniram com esta
proposta de dar aquele empurrãozinho nos alunos com mais dificuldades para o
aprendizado, inovando e fazendo com que os seus alunos não vão para casa
assistir TV ou muito menos ficar em celular ,viram neste projeto que não
adianta conteúdo ficar na memória a curto prazo e sim, entender conteúdo
Estudado. E assim evitar as questões de exclusão e reprovação e da não
permanência do aluno na sala de aula, pois não adianta o Estado oferecer vagas, mas sim acesso, permanência e qualidade Como consta na LDB de 1996 á partir de 2013, a obrigatoriedade de toda criança de 04 á 17 anos o Direito á Educação e além de todos esses direitos também tem que ser Gratuito. Pois com a politica resolvemos conflitos e saímos todos vencedores.

Leonilda,
ResponderExcluirInteressante a proposta de trabalho para auxiliar os alunos nos estudos, uma prova de que a garantia do direito à educação se dá não somente pelo acesso, mas por ações que garantam a permanência do aluno na escola e um ensino de qualidade, onde todos aprendem.