quarta-feira, 25 de março de 2015







Reportagem Publicada No Jornal :O Estado de São Paulo


Segunda-feira, 23 de Março de 2015.
 


Tema: Escolas Recorrem à Tutoria para ensinar aluno a estudar


Subtema: Estudo monitorado ajuda crianças e jovens a organizar tarefas e pesquisas; estudantes predem até a respeitar a agenda.(P.A 16).


A proposta é ajudar na organização de tarefas e pesquisas, além de preparar para os testes. Outro objetivo é dar dicas sobre a melhor forma de fixar cada conteúdo. Em matemática, praticar com vários exercícios ajuda no aprendizado, por exemplo. Em geografia, sublinhar trechos do livro e fazer esquemas com os principiais conceitos são boas estratégias.
No colégio Santa Maria, no jardim marajoara, zona sul da capital, a tutoria passou a ser oferecida neste ano, no contraturno,aos alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. "Nesta faixa  etária (de 11 a 14 anos), é difícil mostrar o quanto é importante criar um hábito de estudos”, explica Adriana Tiiziani,coordenadora da escola. Outra vantagem é afastar os adolescentes das distrações extraclasse. "se eles vão para casa, ligam o celular ou a TV”, diz ela.
Carlos Alberto Ohara do 8º ano, já trocou parte das horas de videogame pelos cadernos. ”Eu Sempre fazia a lição de casa, porém não relia a matéria. Não achava que tinha necessidade", admite ele, de 13 anos. "se relemos, vamos lembrar mais e fica mais fácil para a prova", diz.


Segundo a escola, a proposta tem base na neurociência: a estratégia  de estudo  define se o conteúdo fica na memória de curto prazo, como na “decoreba” da véspera do exame, ou de longo prazo. Além da releitura ,há incentivo a tirar dúvidas com o professor-tutor e discutir com os colegas. Essas aulas são cobradas à parte, além da mensalidade. O valor depende do número de encontros na semana.


  • Comentários


Como podemos estudar e entender melhor o que é Política Educacional. Esta reportagem nós mostra de forma clara que quando temos uma Gestão Democrática aberta para dialogo com a sociedade podemos fazer cada vez mais. Como este grupo que se reuniram com esta proposta de dar aquele empurrãozinho nos alunos com mais dificuldades para o aprendizado, inovando e fazendo com que os seus alunos não vão para casa assistir TV ou muito menos ficar em celular ,viram neste projeto que não adianta conteúdo ficar na memória a curto prazo e sim, entender conteúdo Estudado. E assim evitar as questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, pois não adianta o Estado oferecer vagas, mas sim acesso, permanência e qualidade Como consta na LDB de 1996 á partir de 2013, a obrigatoriedade de toda criança de 04 á 17 anos o Direito á Educação e além de todos esses direitos também tem que ser  Gratuito. Pois com a politica  resolvemos conflitos e saímos todos vencedores.










Um comentário:

  1. Leonilda,

    Interessante a proposta de trabalho para auxiliar os alunos nos estudos, uma prova de que a garantia do direito à educação se dá não somente pelo acesso, mas por ações que garantam a permanência do aluno na escola e um ensino de qualidade, onde todos aprendem.

    ResponderExcluir